HOME
  COM A PALAVRA, O CINEMA
  MOSTRA INFORMATIVA
  MOSTRA COMPETITIVA
  VENCEDORES DA MOSTRA COMPETITIVA
  REVISTA RECINE
  CONFERÊNCIA
  MESAS-REDONDAS
  OFICINAS
  HOMENAGENS
  ATRAÇÕES ESPECIAIS
  PROGRAMAÇÃO
  MOSTRA ADOLPHO BLOCH
  MOSTRA CINE ARTE UFF
  CRÉDITOS
  EDIÇÕES ANTERIORES
  BLOG
  SIGA-NOS
  CONTATOS
   

 

 

 

 

REcine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo - Cinema e Literatura

Mais do que um simples festival de cinema, o REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo se propõe a promover a conscientização sobre a preservação de acervos audiovisuais públicos e privados e, por este motivo, todas as suas atividades são pensadas para cumprir esse objetivo, que é, antes de mais nada, difundir, rever, reinventar, realizar e experimentar a partir da reutilização de imagens de arquivo.

O REcine é uma realização do Arquivo Nacional em parceria com a Rio de Cinema Produções Culturais, que traz ao público obras raras da cinematografia mundial e debate a realidade no trabalho de guarda e preservação dos registros filmográficos. Importantes nomes do cinema nacional, restauradores, conservadores, pesquisadores, historiadores e representantes de arquivos ajudaram a pensar a situação dos acervos audiovisuais e enriqueceram a discussão sobre os temas abordados pelo festival nesses 13 anos de existência: Preservação de filmes (2002), Cortes da Censura Federal (2003), Revoluções (2004), Televisão, uma história para ver de perto (2005), Vanguardas no cinema (2006), Imprensa no cinema (2007), Futebol, magia e paixão (2008), O cinema nas ondas do rádio (2009), Movimentos da música brasileira no cinema (2010), A Itália e o cinema brasileiro (2011), REcine ri à toa (2012) e O Rio em prosa e fitas (2013).

 

Neste ano, o REcine homenageia dois monstros sagrados do cinema brasileiro – Nelson Pereira dos Santos e Olney São Paulo – no contexto da temática escolhida para esta edição, a literatura brasileira e latino-americana no cinema. Ambos os diretores se utilizaram muito bem da fonte literária ao realizarem alguns de seus filmes, que se consagraram como marcos da cultura nacional e exemplos bem-acabados da frutífera e essencial relação entre cinema e literatura.

E o REcine continua gerando frutos: além da Escola

Técnica Adolpho Bloch, a Mostra Informativa chega ao renovado Cine Arte UFF, com uma mostra especialmente dedicada aos filmes de Nelson Pereira dos Santos baseados em obras literárias.

Obras-primas da sétima arte preservadas, as melhores produções com imagens de arquivo, debates, oficinas, homenagens e a Revista REcine – esta é a receita do REcine em sua missão de conscientizar e discutir sobre a preservação do patrimônio audiovisual mundial.



Todos os direitos reservados para Rio de Cinema - Equipe REcine 2014
Site melhor visualizado em 1024x768