HOME
  PROGRAMAÇÃO
  MOSTRA COMPETITIVA
  CINEMATECA DO MAM
  ESTAÇÃO NET DE CINEMA
  HOMENAGEM
  CRÉDITOS
  EDIÇÕES ANTERIORES
  SIGA-NOS
  CONTATOS
   

 

 

 

HOMENAGEM

ROBERTO FARIAS

O RECINE reverência nesta sua 14ª edição aquele que é certamente um dos maiores Cineastas Brasileiros vivo: Roberto Farias. Ele começou sua brilhante carreira na Atlântida Cinematográfica levado por Watson Macedo onde fez diversos filmes como assistente até estrear como diretor e roteirista em 1957 com a clássica chanchada “Rico Ri à Toa”.

Em 1960, com o premiado “Cidade Ameaçada”, ele se tornou um dos mais respeitados cineastas brasileiros, posição que ele viria a sacramentar com os filmes “Assalto ao Trem Pagador”, em 1962 e o polêmico e contundente “Pra frente, Brasil” de 1982.

Roberto se tornou um diretor popular ao captar o movimento musical da Jovem Guarda, começando em 1968 com “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, seguido ,em 1970, de “Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa” e terminando em 1971 com “ Roberto Carlos A 300 km por hora”.

Roberto Farias foi o primeiro cineasta a dirigir a Embrafilme. Na TV Globo fez, em 1965, "Câmara Indiscreta"; mais tarde dirigiu as minisséries “A Máfia no Brasi”,” As Noivas de Copacabana”, “Contos de Verão” e “Memorial de Maria Moura”, além dos programas "Você Decide", "Brava Gente", "Sob Nova Direção" e "Faça a Sua História".

 

Em reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira o RECINE 2015 homenageia Roberto Farias, este extraordinário artista do audiovisual, exibindo sua cultuada trilogia estrelada por Erasmo Carlos, Wanderlea e o Rei Roberto Carlos.

 

Todos os direitos reservados para Rio de Cinema - Equipe REcine 2015
Site melhor visualizado em 1024x768