HOME
  PROGRAMAÇÃO
  MOSTRA COMPETITIVA
  CINEMATECA DO MAM
  ESTAÇÃO NET DE CINEMA
  HOMENAGEM
  CRÉDITOS
  EDIÇÕES ANTERIORES
  SIGA-NOS
  CONTATOS
   

 

 

 

 

“REcine IÊ. IÊ. IÊ”

Em 2002, ninguém imaginava que uma simples mostra temática, que surgiu com o objetivo de tornar películas raras oriundas de cinematecas e arquivos de filmes mais acessíveis ao público em geral, seria, 14 anos depois, um dos mais festejados e originais festivais de cinema do Brasil, estamos falando do “REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo”.

Com o tema “REcine IÊ. IÊ. IÊ” a edição 2015 do Festival, traz o lado cinematográfico do movimento da “Jovem Guarda”, que comemora seus 50 anos. Nesta festa exaltamos o nosso Rei Roberto Carlos com a exibição dos seus três cultuados filmes, dirigidos por Roberto Farias. Dançamos com “Os Reis do Iê. Iê. Iê”, Os Beatles. Mostramos um raro The Monkees. Exibimos os biquínis de Annete Funiccello e os passos do Twist da Turma da Praia.

Na sessão de Abertura dia 14 de Dezembro as 18hs , na Cinemateca do MAM , apresentaremos “Nas Ondas do Iê Iê Iê” filme com roteiro e atuação de Renato Aragão, onde Chacrinha o “Velho Guerreiro” toca sua buzina para: Wanderley Cardoso, Simonal, The Fevers e muitos outros destaques dos primórdios do POP brasileiro”. Na apresentação teremos uma breve exposição, sobre o período e o filme, feita por Denilsom Monteiro, Escritor e Biografo de Expoentes daquele período dos anos 1960, autor de “Dez nota Dez , eu sou Carlos Imperial” e “Chacrinha, a biografia”.

Homenageamos no “REcine IÊ. IÊ. IÊ” o Grande Cineasta brasileiro Roberto Farias, Diretor dos cultuados filmes que representam o movimento da Jovem Guarda e estrelados por Roberto Carlos , Erasmo Carlos e Wanderlea.

Como parte das ações do REcine, apresentamos também uma Mostra Competitiva constituída de filmes documentários, ficcionais e experimentais feitos em boa parte de material de arquivos. Nesta mesma linha, são também atrações do Festival vários Longas-metragens inéditos, em sessões seguidas de debates, tais como “Betinho – A Esperança Equilibrista” , “500 - Os Bebês Roubados da Argentina” entre outros.

O “REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo”, num outro formato e com novas atrações, deixa sua velha casa no centro da cidade, para festejar de 14 a 23 de Dezembro, nas salas do Estação Net Botafogo, CINE ARTE UFF e na tradicional Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), o seu 14ª aniversário cheio de energia e alegria. Estão todos convidados.

Todos os direitos reservados para Rio de Cinema - Equipe REcine 2015
Site melhor visualizado em 1024x768