HOME
  PROGRAMAÇÃO
  MOSTRA COMPETITIVA
  CINEMATECA DO MAM
  ESTAÇÃO NET DE CINEMA
  HOMENAGEM
  CRÉDITOS
  EDIÇÕES ANTERIORES
  SIGA-NOS
  CONTATOS
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

CINEMATECA DO MAM - de 14 A 17 DE DEZEMBR0.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo.
ENTRADA FRANCA

14/12 – SEGUNDA-FEIRA - ABERTURA

MOSTRA INFORMATIVA

18:30 - NA ONDA DO IÊ IÊ IÊ
Comédia - 1966 – Brasil – P&B - 110 min. - Livre
Dir.: Aurélio Teixeira
Com apresentação do escritor e biógrafo Denilson Monteiro.
Os amigos Didi (Renato Aragão) e Maloca (Dedé) (Dedé Santana) ajudam o cantor César Silva (Silvio César) a vencer no mundo artístico. Ele se apresenta no programa de calouros do Chacrinha, concorre no Festival da Canção Popular Brasileira e se apaixona pela filha do dono de uma gravadora. Mas precisa enfrentar as armadilhas de um outro cantor, interessado em casar com a moça pelo dinheiro.

15/12 – TERÇA-FEIRA

MOSTRA COMPETITIVA

16:30 – ENTRE CÉUS
Documentário - 2014 - Alemanha/Brasil – Cor – 12 min. – Livre
Dir.: Alice Jardim
Ver a olho de pássaro, do alto, mas também ver o detalhe. A ambição de estender ao máximo a capacidade de observar e acompanhar a Idade do Ouro dos holandeses. O que ocorre quando olham outras terras e outro mar, vastíssimos, ao oposto da terra natal?

MEMÓRIA DO SUBDESENVOLVIMENTO: A REALIDADE VIRTUAL DO OÁSIS
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 25 min. - Livre
Dir.: Alexandre Pena
Filme com olhar abrangente sobre o acervo César Nunes.

MANIFESTO
Experimental – 2015 – Brasil – P&B - 7 min. - Livre
Dir.: Monica Rodrigues Klemz
Filme-ensaio contemplando fragmentos de manifestos culturais acontecidos no Brasil e sua potência metaforizada no impulso do cavalo, abrindo caminhos, alargando fronteiras.

FANTASIAS DE PAPEL
Documentário – 2015 – Brasil - Cor – 15 min. – Livre
Dir.: Tetê Mattos
Há mais de 25 anos no Brasil, a fotonovela representou um mercado cativo para milhões de leitores, que teve o seu apogeu nos anos 50, 60 e 70. Através de depoimentos de atores, produtores e teóricos, o curta revela a aventura de produção das fotonovelas brasileiras, que se tornaram verdadeiras fantasias de papel.

BELLUM
Experimental - 2015 – Brasil – P&B – 5 min. – 12 anos
Dir.: Ricardo Alvim
Uma valsa em território de guerra. Pessoas, Olhares, explosões, sentimentos em comum em períodos diferentes com o mesmo plano de fundo atrás.

AS INCRÍVEIS HISTÓRIAS DE UM NAVIO FANTASMA
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 25 min. – Livre
Dir.: André Bomfim
Los Angeles, 1932. Em meio à Grande Depressão, a terra do cinema prepara-se para sediar uma Olimpíada dos sonhos. Mas, longe dos holofotes, uma delegação tropical faz de tudo para entrar em cena. Viagem em um navio carregado de café, falta total de recursos, despreparo técnico e emocional, esforço sobre-humano de superação: eis alguns dos destaques. Mesmo não ganhando nada nas Olimpíadas, nossa participação deu muito o que falar.

MOSTRA INFORMATIVA

18:30 – 500 – OS BEBÊS ROUBADOS PELA DITADURA ARGENTINA
Documentário – 2013 – Argentina/Brasil – Cor – 100 min. – 12 anos
Dir.: Alexandre Valenti
Durante sete anos, entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sob uma ditadura militar. Dentre os aterrorizantes atos feitos durante esta época, está o sequestro de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio. O grupo "Avós da Praça de Maio" criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues. Hoje adultos, 114 das 500 foram encontradas e agora confrontam os dignitários da mais sangrenta ditadura Argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade. Uma marca que nunca será apagada da história. Uma luta que só termina quando o último dos "500" for encontrado.

 

16/12 – QUARTA-FEIRA

MOSTRA COMPETITIVA

16:30 – SOBRAS INCOMPLETAS
Documentário – 2015 – Brasil - Cor – 17 min. – Livre
Dir.: Ney Costa Santos
O poeta Giuseppe Ungaretti deu aulas de literatura italiana na USP de 1936 a 1942 e o filme sobre sua temporada brasileira não foi concluído. Ficaram sobras. De que são feitos os filmes não realizados? O encontro das imagens de arquivo com a imaginação poética e as muitas maneiras de se fazer um filme.

MARCATTI
Documentário – 2015 - Brasil – Cor – 8 min. – 14 anos
Dir.: Arthur B. Senra e Sávio Leite
Um pouco sobre Francisco Marcatti Jr, o quadrinho underground brasileiro mais premiado.

MEMÓRIAS DO CINE ARGUS
Documentário – 2014 – Brasil – Cor – 20 min. – 12 anos
Dir.: Edivaldo Moura
O Cine Argus movimentou a vida cultural da cidade de Castanhal, no nordeste do Pará, e influenciou diversas gerações durante seu período de funcionamento, de 1938 até seu fechamento em 1995. O filme recupera a história desse importante cinema de rua, através do entrelaçamento de memórias de funcionários e frequentadores.

ESTE AMBIENTE ESTÁ SENDO FILMADO?
Documentário – 2014 – Brasil – Cor – 21 min. – 16 anos
Dir.: Vinícius Lima Costa
Em novembro de 2013 três amigos gravavam um vídeo indo para a balada, no caminho encontram um homem morto. A memória daquela noite ficou guardada no vídeo. A partir dele, o documentário busca estabelecer um ensaio histórico sobre a violência imagética no Brasil, buscando exemplos que vão desde o passado fotográfico da Guerra do Paraguai no século XIX à cobertura dos protestos de Junho em 2013 com uma inquietação: porquê gravamos e assistimos violência?

CRACK – REPENSAR
Documentário -2015 – Brasil – Cor – 24 min. – 16 anos
Dir.: Felipe Crepker Vieira e Rubens Passaro
O documentário Crack - Repensar busca desconstruir estigmas e preconceitos em torno do crack e seus usuários.
MOSTRA INFORMATIVA

18:30 – MÁRIO WALLACE SIMONSEN - ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 110 min. – 16 anos
Dir.: Ricardo Pinto e Silva
Sessão Seguida de Debate com o Diretor e Convidados.
Discreto neto de ingleses, Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi empresário e grande empreendedor. Dono de um conglomerado de mais de 30 empresas, destacando-se a Panair do Brasil, a TV Excelsior, a Wasim e a Comal, maior exportadora de café do país, foi atingido pelo movimento de 31 de março de 1964, que instalou no poder pessoas que o tinham na conta de inimigo. Se o esforço da ditadura em destruí-lo é evidente, os motivos para isso são menos óbvios.

17/12 – QUINTA-FEIRA

MOSTRA COMPETITIVA

16:30 – FELI(Z)CIDADE
Ficção – 2015 – Brasil – Cor – 11 min. – 10 anos
Dir.: Clementino Junior
A felicidade na perspectiva de 9 moradores e trabalhadores no Complexo da Maré durante o processo de Ocupação do Exército e a troca para a polícia.

MEMÓRIAS RETOMADAS
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 23 min. – 10 anos
Dir.: João Martinho de Mendonça
Há mais de 400 anos os Potiguara têm desenvolvido contatos, conflitos e alianças com os \"brancos\" que chegaram de outras terras. Neste vídeo, índios das aldeias de Monte-Mór e do Alto do Tambá, nas cidades de Rio Tinto e Baía da Traição (Paraíba), narram as memórias de suas lutas recentes pela própria terra e refletem sobre o sentido das imagens fílmicas. Parte do projeto “Acervos, memórias e antropologia visual”, o filme demonstra a articulação de narrativas em torno da demarcação da Terra Indígena Potiguara de Monte-Mór e de seu líder, o Cacique Vado (1945-2004), com base na recuperação de uma memória visual referente aos índios Potiguara do Litoral Norte da Paraíba.

UMA E OUTRA GUERRA
Experimental – 2015 – Brasil – Cor – 4 min. – Livre
Dir.: Monica Rodrigues Klemz
Trata-se de um filme-ensaio, utilizando-se da ferramenta intertexto para contextualizar o homem em relação a uma cartografia frágil, suscetível de manipulações econômicas, às vezes, levando a homogenização de uma massa humana, que acaba por não refletir sobre as guerras do dia-a-dia, seus maniqueísmos, suas consequências do micro ao macrocosmo, levando a conflitos maiores e no mais das vezes destrutivo e desumano.

SENADO NA HISTÓRIA - O VOTO FEMININO
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 23 min. –Livre
Dir.: José Geraldo Coêlho
A ação de mulheres como Bertha Lutz, criadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), e Leolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, trouxe a discussão sobre a participação feminina ao Senado durante a República Velha (1889-1930).

OBSERVATÓRIO MAGNÉTICO DE VASSOURAS: HÁ 100 ANOS MEDINDO O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 12 min. – 8 anos
Dir.: Marcella Tovar
Documentário de curta-metragem sobre os cem anos do primeiro observatório magnético do Brasil e de pesquisa sobre o campo magnético da Terra.

UMA FAMÍLIA ILUSTRE
Ficção – 2015 – Brasil – Cor – 19 min. – 10 anos
Dir.: Beth Formaggini
Conversa entre o Bispo evangélico Claudio Guerra, ex-chefe da polícia civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos psicólogo militante dos direitos humanos. Suas motivações variam entre o orgulho em ser um cumpridor de ordens competente, um servo leal da luta contra o comunismo, o prazer de ser temido e o amor ao poder e ao dinheiro. Ora é um cristão arrependido ora um assassino orgulhoso de seu trabalho.

MOSTRA INFORMATIVA

18:30 – BETINHO - A ESPERANÇA EQUILIBRISTA
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 89 min. – Livre
Dir.: Victor Lopes
Sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.

 

CINE ARTE UFF – de 17 A 20 DE DEZEMBRO
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí , Niterói.
ENTRADA FRANCA

17/12 – QUINTA-FEIRA

MOSTRA INFORMATIVA

14:00 – MÁRIO WALLACE SIMONSEN - ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 110 min. – 16 anos
Dir.: Ricardo Pinto e Silva
Discreto neto de ingleses, Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi empresário e grande empreendedor. Dono de um conglomerado de mais de 30 empresas, destacando-se a Panair do Brasil, a TV Excelsior, a Wasim e a Comal, maior exportadora de café do país, foi atingido pelo movimento de 31 de março de 1964, que instalou no poder pessoas que o tinham na conta de inimigo. Se o esforço da ditadura em destruí-lo é evidente, os motivos para isso são menos óbvios.

16:00 - NA ONDA DO IÊ IÊ IÊ
Comédia - 1966 – Brasil – P&B - 110 min. - Livre
Dir.: Aurélio Teixeira
Os amigos Didi (Renato Aragão) e Maloca (Dedé) (Dedé Santana) ajudam o cantor César Silva (Silvio César) a vencer no mundo artístico. Ele se apresenta no programa de calouros do Chacrinha, concorre no Festival da Canção Popular Brasileira e se apaixona pela filha do dono de uma gravadora. Mas precisa enfrentar as armadilhas de um outro cantor, interessado em casar com a moça pelo dinheiro.

18/12 – SEXTA-FEIRA

MOSTRA INFORMATIVA

14:00 – 500 – OS BEBÊS ROUBADOS PELA DITADURA ARGENTINA
Documentário – 2013 – Argentina/Brasil – Cor – 100 min. – 12 anos
Dir.: Alexandre Valenti
Durante sete anos, entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sob uma ditadura militar. Dentre os aterrorizantes atos feitos durante esta época, está o sequestro de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio. O grupo "Avós da Praça de Maio" criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues. Hoje adultos, 114 das 500 foram encontradas e agora confrontam os dignitários da mais sangrenta ditadura Argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade. Uma marca que nunca será apagada da história. Uma luta que só termina quando o último dos "500" for encontrado.

16:00 – MÁRIO WALLACE SIMONSEN - ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 110 min. – 16 anos
Dir.: Ricardo Pinto e Silva
Discreto neto de ingleses, Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi empresário e grande empreendedor. Dono de um conglomerado de mais de 30 empresas, destacando-se a Panair do Brasil, a TV Excelsior, a Wasim e a Comal, maior exportadora de café do país, foi atingido pelo movimento de 31 de março de 1964, que instalou no poder pessoas que o tinham na conta de inimigo. Se o esforço da ditadura em destruí-lo é evidente, os motivos para isso são menos óbvios.

19/12 – SÁBADO

MOSTRA INFORMATIVA

14:00 - NA ONDA DO IÊ IÊ IÊ
Comédia - 1966 – Brasil – P&B - 110 min. - Livre
Dir.: Aurélio Teixeira
Os amigos Didi (Renato Aragão) e Maloca (Dedé) (Dedé Santana) ajudam o cantor César Silva (Silvio César) a vencer no mundo artístico. Ele se apresenta no programa de calouros do Chacrinha, concorre no Festival da Canção Popular Brasileira e se apaixona pela filha do dono de uma gravadora. Mas precisa enfrentar as armadilhas de um outro cantor, interessado em casar com a moça pelo dinheiro.

16:00 – BETINHO - A ESPERANÇA EQUILIBRISTA
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 89 min. – Livre
Dir.: Victor Lopes
Sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.

20/12 – DOMINGO

MOSTRA INFORMATIVA

14:00 – BETINHO - A ESPERANÇA EQUILIBRISTA
Documentário – 2015 – Brasil – Cor – 89 min. – Livre
Dir.: Victor Lopes
Sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.

16:00 – 500 – OS BEBÊS ROUBADOS PELA DITADURA ARGENTINA
Documentário – 2013 – Argentina/Brasil – Cor – 100 min. – 12 anos
Dir.: Alexandre Valenti
Durante sete anos, entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sob uma ditadura militar. Dentre os aterrorizantes atos feitos durante esta época, está o sequestro de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio. O grupo "Avós da Praça de Maio" criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues. Hoje adultos, 114 das 500 foram encontradas e agora confrontam os dignitários da mais sangrenta ditadura Argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade. Uma marca que nunca será apagada da história. Uma luta que só termina quando o último dos "500" for encontrado.

 

ESTAÇÃO NET BOTAFOGO – de 18 A 23 DE DEZEMBRO
Rua Voluntários da Pátria 88, Botafogo.
INGRESSOS NA BILHETERIA

18/12 – SEXTA-FEIRA

21:30 – ROBERTO CARLOS E O DIAMANTE COR-DE-ROSA
Aventura -1970 - Brasil - Cor – 94 min. - Livre
Dir.: Roberto Farias
Premiação da Mostra Competitiva.
Homenagem ao Cineasta Roberto Farias.
Os astros Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa fazem uma excursão até o Japão. Lá chegando, Wanderléa adquire uma antiga estatueta que põe no encalço dos três uma quadrilha de bandidos, liderada pelo misterioso Pierre. Para se livrar dela, o trio conta com a ajuda de um samurai.

 

19/12 – SÁBADO

21:30 – OS MONKEES ESTÃO SOLTOS (HEAD)
Musical Psicodélico - 1968 - Estados Unidos - Cor – 86 min. – 14 anos
Dir.: Bob Rafelson
Uma coleção de aventuras surreais e psicodélicas da famosa banda fictícia 'The Monkees', que segue Davy, Peter, Mike e Micky em uma viagem por uma série de lugares em busca de significado. Sobre a natureza do livre arbítrio, concebido e editado em um estilo de Fluxo de consciência.

 

20/12 – DOMINGO

21:30 – ROBERTO CARLOS A 300 KM POR HORA
Aventura – 1971 – Brasil – Cor – 97 min. - Livre
Dir.: Roberto Farias
Mecânico de concessionária de automóveis, sentindo-se talentoso ao correr com carros possantes de clientes, forma equipe de automobilismo, improvisada, pois vê sua chance de ser piloto quando o corredor principal, seu patrão, sofre acidente, grave, a ficar com trauma de corridas automobilísticas.

 

21/12 – SEGUNDA-FEIRA

21:30 – OS REIS DO IÊ IÊ IÊ( A HARD DAY`S NIGHT) - 87’
Aventura – 1964 – Inglaterra – Preto e Branco – 87 min. - Livre
Dir.: Richard Lester
Foi o primeiro filme realizado pelos Beatles e junto ao filme foi lançado um álbum com o mesmo nome. O filme tenta capturar o espírito alegre e a histeria causada pela Beatlemania. A idéia era de mostrar os Beatles como prisioneiros do seu sucesso, tendo que se esconder sempre de histéricos fãs. O filme começa em uma viagem de trem e termina em um show especialmente feito para a televisão.O filme foi indicado a dois prêmios da academia de cinema, o Oscar.

 

22/12 – TERÇA-FEIRA

21:30 – ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA
Aventura – 1968 - Brasil – Cor – 99 min. - Livre
Dir.: Roberto Farias
O cantor Roberto Carlos é perseguido por um grupo de bandidos que quer aprisioná-lo e fazer com que, ao lado de um cérebro eletrônico, ele produza canções em massa. Primeira parte da trilogia musical estrelada por Roberto Carlos.

 

23/12 – QUARTA-FEIRA

21:30 – A MÁQUINA DE FAZER BIKINI (DR. GOLDFOOT AND THE BIKINI MACHINE)
Comédia/Ficção – 1965 - Estados Unidos - Cor – 88 min. - Livre
Dir.: Norman Taurog
Dr. Goldfoot (Vincent Price) inventou um exército de robôs femininos vestidos apenas de biquini, programados para procurar homens ricos e seduzi-los, despojando-os de suas riquezas. Craig Gamble e Todd Armstrong vão tentar frustrar o diabólico plano.

CHAMADA DA PROGRAMAÇÃO:

   

Todos os direitos reservados para Rio de Cinema - Equipe REcine 2015
Site melhor visualizado em 1024x768