HOME
 

PROGRAMAÇÃO

 

MOSTRA COMPETITIVA

 

OFICINA

 

MAM / ESPM / ESTAÇÃO

 

HOMENAGEM

  PREMIADOS
  CRÉDITOS
  EDIÇÕES ANTERIORES
  SIGA-NOS
  CONTATOS
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

CINEMATECA DO MAM - ENTRADA FRANCA.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo.
ENTRADA FRANCA

Terça-feira - 27/09 - ABERTURA

19:30h – REcine/ Abertura

Homenagem à Lucy e Luiz Carlos Barreto
Filme: "Luiz Carlos Barreto, o revolucionário"
Direção: Betse de Paula.
Fotografia e codirecao /Jacques Cheuiche.
26’ –Brasil– Livre
O inicio da carreira de cinema de Barreto, Vidas Secas, Terra em Transe, e como o cinema entrou, formou e foi formado pela família mais importante do cinema brasileiro.

Quarta-feira - 28/09

15:00h– Mostra Competitiva

O Rosto da Mulher Endividada
Direção Renato Sircilli e Rodrigo Batista.
2015 -28’ – Brasil– 10 Anos
Elenco; Margareth de Gouveia Berenguer e Maria Amélia Pereira Lopes.
Os rostos de dez mulheres, mães dos criadores do [pH2]: estado de teatro, ampliam o rosto de Helena Fracasso e ensaiam as desgraças que acometeram sua vida.

O Mundo é Uma Charge
Direção: Ranulfo Borges.
2014 - 13’ – Brasil-Documentário -10 anos
O papel das charges como forma de crítica social, política e comportamental, por meio das obras e dos depoimentos de cartunistas de Goiás. Desenhos de nomes históricos do humor gráfico brasileiro, como Angeli, Nássara e Laerte, completam esta sátira com traços caricaturais a fatos e personagens do mundo globalizado.

Como seria?
Direção: Daniel Gonçalves.
2015 - 3’ – Brasil – Documentário– Livre.
Aos 30, chegou a hora de mais pessoas saberem que sim, é possível levar uma vida normal com a paralisia cerebral que faz meus movimentos diferentes dos outros. Mas, por favor, não me venham com essa pieguice de superação, ok?!

16:00h– Mostra Informativa

Ladrões de cinema
Direção: Fernando Coni Campos.
1977 - 127’ -Brasil – Ficção – Exibição em 35 mm - 14 Anos
Elenco:Milton Gonçalves e Lutero Luiz.
Durante o carnaval, no Rio de Janeiro, uma equipe de cineastas norte-americanos tem seu material de filmagem roubado pelo bloco de índios que eles documentavam. Os ladrões, favelados do morro do Pavãozinho, resolvem eles mesmos fazer um filme tendo por tema a Inconfidência Mineira. Toda a população do morro adere à idéia com o mesmo espírito e a alegria da preparação de uma escola de samba, com exceção de Silvério, que preferia vender o equipamento e dividir o dinheiro.

18:00h– Mostra Competitiva

Entre o traço e a luz
Direção: Zeca Ferreira.
2016 – 13’ - Brasil - Documentário - Livre.
Memória, retina, película. Um ensaio poético através das lembranças e imagens do fotógrafo Marco Aurélio Olímpio.

Rebobine
Direção: Juliana Ludolf.
2016 -14’ – Brasil - Filme-Ensaio - Livre
Rebobine é tal como um filme de família. Afetivo. Doméstico. Uma câmera de vídeo errante nas mãos de alguém que registra os momentos fugazes de um dia de praia ou feriado qualquer. Momentos esses que serão as lembranças que surgem às vezes. Olhos, gestos, vozes e andares que se revelam em laços identitários entre a câmera e o retratado. Uma compilação de registros, impulsionados pela efemeridade dos instantes vivejo de torná-¬los duradouros.

As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana
Direção: Paola Vieira e Cláudio Lobato.
2016 - 82’ -Brasil – Documentário -16 Anos.
As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana tem como tema a atuação do coletivo artístico Nuvem Ciganas durante os anos 1970 noRio de Janeiro. A ação do grupo, inicialmente funcionando como uma editora de poesia e arte se desdobra em encenações e ambientações desenvolvidas em torno da palavra falada, as Artimanhas. O filme retrata uma geração que amadureceu sob a sombra da ditadura militar buscando todas as formas de liberdade para desembocar na era do fim das utopias e da opressão da mídia e do mercado.

20h –Mostra Competitiva

Dias mortos
Direção José Núñez e Andrea Arizmendi.
2016 – 8’ - Chile – Documentário – Livre
Carlos é um homem que está morto, que passa seus días lembrando sua familia e andando pelas ruas, que já está cansado de caminhar,porque leva tempo neste lugar desconhecido e ninguem dá uma resposta que acontecer comele então ele percebe que vivos ou mortos as coisas sempre funcionam da mesma maneira.

Tupianas
Direção: Marcos Bonisson e Khalil Charif.
2016- 6’ - Brasil - Livre
Super8 com imagens filmadas em diferentes lugares no Brasil durante os anos 70. É uma reflexão sobre a ideia de Tupi, a grande nação nativa vivia neste vasto território solar, antes dos homens brancos chegaram - os Tupis-Guaranis chamaram-na de Pindorama (terra das palmeiras). O filme elabora uma narrativa não-linear através de uma colagem de \"imagens antropofagicas\", apresentando o corpo eo espaço como topologia dos desejos, dos sonhos, e um dispositivo de mudanças - \"Tupi ornotto Be\" (José Celso Martinez / Oswald de Andrade), experimentando a escolha na vida, e a linguagem do essencial, em vez de o acessório. (Mostra Competitiva)

Osvaldão
Direção: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michilles. Brasil
2014 - 80’ – Brasil – Documentário – 14 anos.
Osvaldão narra a história do líder negro da Guerrilha do Araguaia, temido pelos militares.

Quinta-feira - 29/09

15:00h– Mostra Competitiva

Irmãos Grael
Direção: Marina Pessanha.
2015 –Brasil – 26’ – Documentário -Livre
Irmãos Grael conta a história dos irmãos Torben e Lars Grael, medalhistas olímpicos que fazem parte da elite do iatismo mundial.O filme também foca na relação da família dos atletas com o iatismo e no acidente de Lars Grael, que causou a mutilação de sua perna direita.

Araca – O Samba em Pessoa
Direção: AlequesEiterer.
2014 -Brasil – 20’ – Documentário - Livre
Aracy de Almeida, uma das maiores cantoras do Brasil e a jurada implacável dos programas de auditório. Entre essas duas marcas há muito mais. (Mostra Competitiva)

Os teus olhos
Direção: Tânia Dinis
2015 – 8’ – Portugal - Documentário - Livre
Os teus olhos, faz parte de um grupo de vídeos que exploram o confronto da imagem e do som, recorrendo a arquivos familiares de diferentes épocas.
Imagens do Arquivo da Videoteca de Lisboa, criado para o Traça - Mostra de filmes de arquivos familiares, e arquivo pessoal da artista.

16:00 - Mostra Informativa

Meteorango Kid – Herói Intergaláctico
Direção: André Luiz Oliveira.
1969 – 85’ – Brasil – Exibição em 35mm – 16 Anos
Elenco - Antônio Luiz Martins e Sonia Dias.
As aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia do seu aniversário. De forma absolutamente despojada, anárquica e irreverente, mostra sem rodeios o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. O anti-herói intergaláctico atravessa esse labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios libertários, deixando atrás de si um rastro de inconformismo e um convite à rebelião em todos os níveis.

18:00h– Mostra Competitiva

Baleia Magic Park
Direção: Mariana Lacerda.
2016 – 12’ –Brasil -Documentário - Livre
Praia de Costinha, PB. Juarez e os três tempos de uma estação baleeira.

A ilha que era (L’isolachec’era)
Direção: Alberto Gambato.
2014 – Itália – 10’ – Documentário – 12 Anos
Em 1954, o lendàrio diretor neo-realista de Rovigo Renato Dall’Ara, com a ajuda de um grupo de amigos, companheiros comunistas e cinéfilos do Polesine, realiza como autodidata e quase como brincadeira a primeira curta-metragem, inspirada numa històriaveridica, que aconteceu poucas semanas antes em Scano Boa, ùltima ilha de areia e mancha mediterranea, lunga cerca de cinco quilometros que separa o Delta do rio Po do mar Adriàtico. 60 anos depois, Lamberto Morelli è o oùnico sobrevivente daquele grupo.

Cacaso na Corda Bamba
Direção: José Joaquim Salles e PH Souza.
2016 - 88’- Brasil - Documentário -12 Anos.
Filho de uma família rural, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal.

20:00h– Mostra Competitiva

Campo Contra Campo
Direção: Nathalia Cavalcante.
2016 – 15’ – Brasil - Livre
Uma paixão chamada Cinema. A arte que inspira muitas pessoas faz parte da vida de Estevão Furtado, um administrador que nunca deixou de lado sua admiração pela sétima arte. Assim, Estevão, traz à tona memórias que se confundem com um enredo cinematográfico.

Diagrama do útero
Direção: Bianca Rêgo
2014 - 7’ – Brasil - Documentário.
Diagrama do Útero é um documentário poético constituído de imagens de arquivo que propõe reflexões sobre nossa sociedade, sobre a própria mulher e suas indecisões, sobre como se encaixar ou se desvencilhar desses rótulos que nos perseguem desde o \"É uma menina\", disse o doutor.

Crônica da Demolição
Direção:Eduardo Ades.
2015 – 90’ – Brasil -Documentário -Livre
No Centro do Rio de Janeiro, uma praça vazia com um chafariz seco e um estacionamento subterrâneo. Há quarenta anos ali ficava o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Uma história de sabres e leões, militares e arquitetos, passado e futuro. (Mostra Competitiva)

Sexta-feira 30/09

15:00h– Mostra Competitiva

Sobre os trilhos da história
Direção:Evandro Souza.
2016 – 26’ – Brasil - Documentário -Livre
Após impulsionar enorme progresso e incontáveis ganhos à cidade de Bauru, o complexo da antiga Estação Ferroviária permaneceu em completo abandono por quase duas décadas. Agora, diversos artistas e entidades tentam transformar o local em um centro cultural de referência, ressuscitando assim sua importância histórica e tornando-o novamente um marco importante para a cidade.

Cartas para Eros
Direção: Herbert Fieni.
2016 – 30’ –Brasil -Documentário - 12 Anos
Esse documentário de arquivo é uma busca por vestígios materiais da cena transformista e clubber dos anos 90 em Vitória/ES, cartografando em primeiras pessoas o devir afetivo que essas imagens-recordações desencadeiam na processualidade ensaística da montagem.

16:00h– Mostra Informativa

Soy Cuba – O Mamute Siberiano
Com a presença do Diretor Vicente Ferraz.
2004 – 90’ – Brasil -Documentário - Exibição em 35mm. 10 anos
No início dos anos 60 o diretor soviético Mikhail Kalatozov, juntamente com uma equipe de 200 pessoas, rodou em Cuba a superprodução "Soy Cuba". A intenção original era que o filme fosse uma poderosa arma de divulgação sobre a revolução cubana, mas ele terminou sendo ignorado após sua estréia em Havana e em Moscou. O filme ficou então desconhecido para o ocidente até a década de 90, quando foi descoberto pelos diretores Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. O documentário apresenta depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes de "Soy Cuba", mostrando o contraste entre as culturas cubana e eslava.

18:00h– Mostra Competitiva

Abissal
Direção: Arthur Leite.
2016 – 17’ – Brasil – Documentário -Livre
Partindo do projeto de pesquisar a vida de um avô que nunca conheceu, o cineasta cearense Arthur Leite começa a investigar a história da própria família. Quanto mais mergulha nela, mais se afasta da ideia original, percebendo que a personagem, na verdade, é sua avó, Rosa – que, diante de uma câmera, dispõe-se a fazer revelações inesperadas sobre esse passado desconhecido.

Olhar de Nise
Direção: Jorge Oliveira e Pedro Zoca.
2015 - 90’ – Brasil – Documentário - 12 Anos.
Em 1946, ao sair da prisão política a jovem psiquiatra Nise da Silveira volta ao Hospital Psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a usar o choque elétrico e adota a arte terapia para tratar seus pacientes. As obras dos talentosos artistas encantam C.G. Jung são expostas na Europa e dão origem ao Museu das Imagens do Inconsciente que hoje possui o maior acervo do mundo.

20:00h– Mostra Competitiva

Uma dama de fino traço
Direção: Yanco del Pino.
2016 – 25’ – Brasil -Documentário - Livre
Com alma de criança, a centenária vovó que se foi, nas palavras de sua neta, é lembrança de infância.
Artista pioneira, Yvanise Ribeiro é uma Dama de Fino Traço.

20:30h - Sessão Especial

3 Antônios & 1 Jobim
Direção: Dodô Brandão
2016 – 80’ – Brasil – Documentário – Livre.
3 Antônios: O Houaiss, o Cândido e o Callado. 1 Jobim: que também é Antônio. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Um documentário onde a sensibilidade e o fino humor, o cativante humanismo e o encanto de seus protagonistas se expressam em toda plenitude. Vale lembrar que todos são exímios contadores de história. O grande desafio desse filme foi o de criar um clima intimista e familiar – de bate papo entre amigos – tão afeito a estes Antônios.

Sábado 01/10

13:00h – REcine/Festlip: O Cinema Rodrigueano

Mulheres e Milhões
Direção:JorgeIleli.
1961 – 90’ – Brasil – . Exibição em 35mm – 14 Anos
Elenco: Luigi Picchi, JeceValadão e Aurélio Teixeira.
Um chaveiro com deficiência física, um ex-vigarista que mora com uma ex-cantora e um pobretão cuja cunhada vive da prostituição são contratados por um misterioso mandante. O contrato consiste em realizar um audacioso assalto em uma agência banco. (Mostra Informativa).

15:00h– REcine/Festlip: O Cinema Rodrigueano

A dama do Lotação
Direção: Neville D’Almeida.
1978 – 105’ – Brasil – . Exibição em 35mm – 18 Anos
Elenco: Sônia Braga e Nuno Leal Maia.
Solange e Carlos se conhecem desde a infância e se casam. Na noite de núpcias, Solange resiste ao seu marido, que, impaciente, acaba estuprando-a. Solange fica traumatizada e, apesar de desejar Carlos, não quer mais nada com ele. Para se satisfazer, ela começa a fazer sexo com homens que não conhece, que encontra andando de lotação.

17:00h – Filmes realizados na Oficina REcine/ESPM.
Classificação indicativa 10 anos

Apocalipse Cuba
Direção: Caio Shindo, Pablo Luis e HsuChien
O cineasta russo Mikhail Kalatozov, diretor do filme propaganda do Governo Comunista "Soy Cuba", teve a sua conversa telefônica com o aclamado diretor americano Francis Ford Coppola, grampeado por agentes do Fbi. Na transcrição dessa conversa, um diabólico plano de exportação do método russo de se fazer filmes incorporado na realização de "Apocalipse now": famoso método de atuação Kalatozov, que ajuda a implantar ideiais comunistas a quem assiste aos filmes.

À Procura dos Vaga-lumes
Direção: Wanderson Ferreira, Marcelo Gomes
Após a dissidência politica que culminou na separação do antigo estado do Rio os habitantes locais vivem em uma época de trevas onde toda e qualquer forma de registro e divulgação do passado é considerado crime. Décadas depois um jovem grupo revolucionário adquire uma tecnologia que lhes permite dar nova luz à essas imagens tornando-as pequenos vaga-lumes vagando à noite.

Lembra de Mim, Presidente?
Direção: Pedro Martin, Sara Soares, Igor Souza Rodrigues
Durante a Segunda Guerra Mundial, Getúlio era chefe do Estado Brasileiro. Nesse período, um casal formado por Sara Jones e John Jones pretendia viajar do Alaska ate o Hemisfério Sul do mundo. Com a passagem destes dois americanos pelo Rio, Getúlio relembra o caso que tivera com Sara Jones durante sua juventude nos Estados Unidos e volta a se envolver com essa mulher que também o amava. O poder é capaz de acabar com o amor de juventude? Existe limite para lutar pelo amor? Esta paixão proibida revelará os segredos do "Pai do Povo" e mostrará que a lembrança é o que mais importa na identidade de alguém.

Na Torre de Concreto um Acidente de Trabalho
Direção: Vilmar Martins, Nathália Gonçalves, Valéria Milanês
Um trabalhador anônimo foi mais uma vítima do sistema massacrante. Refém do trabalho, a vida e a morte ordinárias daquele operário, registradas pela Agência Nacional, são como aquelas situações retratadas do cotidiano por Eugênio Sigaud. Operário da pintura, moderno e atemporal, foi um expressionista dos anônimos. Carregou em suas tintas as cores do suor do povo simples.
Em tempos de crise, quando o trabalho é intensificado para manter privilégios de uns em detrimento do tempo e da vida de muitos outros, o artista é convocado a se expressar. A plástica de sua obra grita uma mensagem urgente.

Newsonic - Espelho, Espelho Meu
Direção: Anderson Luiz Teixeira, Pedro Costa Chi
Em seu mais novo videoclipe, a banda Newsonic reflete acerca da fragilidade e complexidade da vida e dos valores regentes sobre a sociedade, bem como os questionamentos advindos deles, ao longo da história, por meio de uma recapitulação dos piores momentos da história da humanidade ao longo dos últimos 100 anos. Num ambiente estéril de um estúdio de gravação musical, o terror da luta pelo poder vai manchar as paredes e as consciências dos participantes com um sangue escuro.

Plano 9 ½ de Hitler Para a Dominação Mundial Através da América do Sul"
Direção:Kirk Russo, William Vargas Flores, ChrianCaselli
Documentaristas registram um ex-integrante da juventude Varguiniana, que retrata a invasão Nazista ao Brasil, com apoio da avançada tecnologia-militar alienígena, do distante planeta SERPO. Uma sátira SCI-FI ao sentimento ufanista dos 40, ilustrado pelo fervoroso Tenente Osmir.

REveLAÇÃO
Direção: Karla Gabriela, Natara Ney e Diandra Barbosa.
Formidável encontro de Getúlio Vargas e Adolf Hitler revelado setenta anos depois. O amor sem fronteiras de dois estadistas.

The Door to Heaven
Christian Caseli
Uma montagem sobre a musica de Bob Dillan – Starway to Heaven.

18:00h– Mostra Competitiva

Quem Matou Eloá?
Direção: Lívia Perez.
2015 – 24’ –Brasil -Documentário - 12 anos
Quem matou Eloá? traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto num ranking de países que mais matam mulheres.

Nós
Direção: Thiago Simas.
2016 – 5’ - Brasil - Documentário. 10 anos
O filme mostra a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos, uma reedição de acontecimentos passados.

Perdido em Júpiter
Direção: Deo.
2016 - 74’- Brasil – Documentário -14 Anos
Um documentário sobre resíduos digitais da obra do músico gaúcho Flavio Basso - Júpiter Maça ou Jupiter Apple ou Woody Apple. Enquanto Flávio se transmutava, em suas diversas facetas estéticas e musicais, as câmeras (oficiais, pessoais e de desconhecidos) o acompanhavam insistentemente. Essas imagens, sons e cores da sua carreira estão despejadas aleatoriamente na internet. É possível traçar uma trajetória artística apenas com arquivos disponíveis publicamente por terceiros? Perdido em Júpiter é um filme constituído apenas por capturas de tela em um computador particular durante pesquisas online.

20:00h– Mostra Competitiva

Tive Fome Colhi Sede
Direção: Rafael Freire.
2016 – 5’ – Brasil - Documentário - Livre
Um bem natural compartilhado por todos. Mais por uns, menos por outros. Responsabilidades injustas. Mas de quem será realmente a culpa?

Rádio Livre
Direção: Thuan Mozart e Flávio Moraes.
2014 - 15’ -Brasil - Documentário -Livre
O documentário Rádio Livre trata de questões politicas e sociais a respeito do livre uso do espectro eletromagnético. O filme levanta o histórico de lutas de rádios autogestionadas no Rio de Janeiro.

Betinho – A Esperança Equilibrista
Direção: Vitor Lopes.
2015 – 90’ – Brasil -Documentário -Livre
Sociólogo e ativista, Herbert de Souza, o Betinho, tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.

Domingo 02/10

13:00h– REcine/Festlip: O Cinema Rodrigueano

O Casamento de Arnaldo Jabor.
1975 – 111’ -Brasil –. Exibição em 35mm – 16 Anos
Elenco:Adriana Prieto e Paulo Porto.
O senhor Sabino, um rico industrial da construção civil, nutre um amor incestuoso pela filha Glorinha de 18 anos, que vai se casar em dois dias. O médico da família diz que o futuro genro foi visto beijando outro homem na boca. Glorinha, ao saber das denúncias, faz um retrospecto doloroso de seus 18 anos de sexo, violências e dilemas, com flashbacks e ações entrelaçadas, que fazem aparecer as verdades que se escondem sob a aparente felicidade burguesa:injustiças, perversões sexuais, adultérios e crimes.

15:00h – REcine/Festlip: O Cinema Rodrigueano

Bonitinha Mas Ordinária ou Otto Lara Resende
Direção: Braz Chediak.
1980 – 105’ -Brasil – . Exibição em 35mm – 18 Anos
Lucélia Santos, Vera Fischer e José Wilker. 105. . Exibição em 35mmClassificação indicativa 18 anos
Edgard é um rapaz humilde, fato esse que o constrange. Procurado por Peixoto, genro do milionário Werneck, dono da firma onde Edgard é escriturário, ele recebe a proposta de se casar com Maria Cecília, filha de Werneck, de 17 anos que fora currada por cinco negros. Pelo dinheiro, Edgard aceita, mas tem dúvidas por gostar de Ritinha, sua vizinha. Já com ocasamento acertado, Edgard e Ritinha vão despedir-se num cemitério, onde ela conta o que faz para conseguir sustentar a mãe louca e as três irmãs. Toda a trama gira em torno das hesitações de Edgard, até sua escolha final.

17:00h– Mostra Competitiva

Morena dos Olhos Pretos
Direção: Isaac Dourado.
2016 - 86’ - Brasil – Documentário – Livre.
A história da cantora Clemilda, Rainha do Forró e da música de duplo sentido, através de depoimentos, lembranças e raras imagens de arquivo. Dentro de seu legado estão clássicos como \'\'Prenda o Tadeu\'\' e \'\'Forró Cheiroso\'\', sucessos em todo o Brasil e que lhe renderam dois discos de ouro. Sua obra está justaposta entre as das grandes estrelas da música nordestina.

CINE ARTE UFF
Rua Miguel de Frias 9, Icarai, Niterói
ENTRADA FRANCA

Terça-feira- 27/09

14:30h - 8 e ½
Direção: Frederico Fellini
1963 - 138’ - França, Itália – Ficção – Drama, Fantasia - 14 anos
Elenco: Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Sandra Milo
Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

16:30h - Perdido em Júpiter
Direção: Deo.
2016 - 74’- Brasil – Documentário -14 Anos
Um documentário sobre resíduos digitais da obra do músico gaúcho Flavio Basso - Júpiter Maça ou Jupiter Apple ou Woody Apple. Enquanto Flávio se transmutava, em suas diversas facetas estéticas e musicais, as câmeras (oficiais, pessoais e de desconhecidos) o acompanhavam insistentemente. Essas imagens, sons e cores da sua carreira estão despejadas aleatoriamente na internet. É possível traçar uma trajetória artística apenas com arquivos disponíveis publicamente por terceiros? Perdido em Júpiter é um filme constituído apenas por capturas de tela em um computador particular durante pesquisas online.

Quarta-feira - 28/09

14:30h - O Artista
Direção: Michel Hazanavicius
2012 - 114’ - França – Ficção - Romance, Drama, Comédia – 14 anos
Elenco: Jean Dujardin, BéréniceBejo, John Goodman mais
Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (BéréniceBejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para trabalhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?

16:30h - Crônica da Demolição
Direção: Eduardo Ades.
2015 - 90’ – Brasil - Documentário–Livre.
No Centro do Rio de Janeiro, uma praça vazia com um chafariz seco e um estacionamento subterrâneo. Há quarenta anos ali ficava o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Uma história de sabres e leões, militares e arquitetos, passado e futuro.

Quinta-feira- 29/09

14:30h - Morena dos Olhos Pretos
Direção: Isaac Dourado.
2016 - 86’ - Brasil – Documentário –Livre.
A história da cantora Clemilda, Rainha do Forró e da música de duplo sentido, através de depoimentos, lembranças e raras imagens de arquivo. Dentro de seu legado estão clássicos como \'\'Prenda o Tadeu\'\' e \'\'Forró Cheiroso\'\', sucessos em todo o Brasil e que lhe renderam dois discos de ouro. Sua obra está justaposta entre as das grandes estrelas da música nordestina.

16:30h - As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana
Direção: Paola Vieira e Cláudio Lobato.
2016 - 82’ -Brasil – Documentário -16 Anos.
As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana tem como tema a atuação do coletivo artístico Nuvem Ciganas durante os anos 1970 noRio de Janeiro. A ação do grupo, inicialmente funcionando como uma editora de poesia e arte se desdobra em encenações e ambientações desenvolvidas em torno da palavra falada, as Artimanhas. O filme retrata uma geração que amadureceu sob a sombra da ditadura militar buscando todas as formas de liberdade para desembocar na era do fim das utopias e da opressão da mídia e do mercado.

Sexta-feira - 30/09

14:30h – Ed Wood
Direção: Tim Burton
1995 - 126’ - Eua– Ficção - Comédia dramática, Fantasia, Biografia – 12 anos.
Elenco: Johnny Depp, Martin Landau, Bill Murray
Um retrato exótico da vida de Ed Wood (Johnny Depp). Focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um BelaLugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

16:30h –Osvaldão
Direção: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michilles. Brasil
2014 - 80’ – Brasil – Documentário –14 anos.
Osvaldão narra a história do líder negro da Guerrilha do Araguaia, temido pelos militares.

Sábado - 01/10

14:30h- Cantando na Chuva
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
1952 - 104’- Eua – Ficção - Gênero Comédia Musical, Comédia- Livre.
Elenco: Jean Hagen, Gene Kelly, Debbie Reynolds mais
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas, inclusive,apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam, entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

16:30h - Olhar de Nise
Direção: Jorge Oliveira e Pedro Zoca.
2015 - 90’ – Brasil – Documentário -12 Anos.
Em 1946, ao sair da prisão política a jovem psiquiatra Nise da Silveira volta ao Hospital Psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a usar o choque elétrico e adota a arte terapia para tratar seus pacientes. As obras dos talentosos artistas encantam C.G. Jung são expostas na Europa e dão origem ao Museu das Imagens do Inconsciente que hoje possui o maior acervo do mundo.

Domingo- 02/10

14:30h – A Noite Americana
Direção: François Truffaut
1973 - 115’ - França, Italia – Ficção - Comédia dramática, Romance – 12 anos.
Elenco: François Truffaut, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Léaud mais
Na França começam as filmagens do longa-metragem "Jevousprésente Pamela", que conta a história de uma jovem inglesa que troca o marido francês pelo sogro. Ferrand (François Truffaut) é o diretor, Alphonse (Jean-Pierre Léaud) o inseguro galã, Séverine (Valentina Cortese) a diva perto da aposentadoria e Julie (Jacqueline Bisset) a protagonista, Pamela, sempre à beira de um ataque de nervos. Parece um hospício, mas são os bastidores de um set de filmagem.

16:30h –Cacaso Na Corda Bamba
Direção: José Joaquim Salles e PH Souza.
2016 - 88’- Brasil - Documentário -12 Anos.
Filho de uma família rural, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal.

Estação NET Rio
Rua Voluntários da Pátria 35 – Botafogo – Rio
Ingressos na Bilheteria

Quinta-feira - 29/9

21:00h– Ed Wood
Direção: Tim Burton
1995 - 126’ - Eua – Ficção - Comédia dramática, Fantasia, Biografia– 12 anos.
Elenco: Johnny Depp, Martin Landau, Bill Murray
Um retrato exótico da vida de Ed Wood (Johnny Depp). Focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um BelaLugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.
Ingressos na Bilheteria
R$ 20,00 / R$ 10,00

Sexta-feira - 30/09

21:00h – A Noite Americana
Direção: François Truffaut
1973 - 115’ - França, Italia – Ficção - Comédia dramática, Romance – 12 anos.
Elenco: François Truffaut, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Léaud mais
Na França começam as filmagens do longa-metragem "Jevousprésente Pamela", que conta a história de uma jovem inglesa que troca o marido francês pelo sogro. Ferrand (François Truffaut) é o diretor, Alphonse (Jean-Pierre Léaud) o inseguro galã, Séverine (Valentina Cortese) a diva perto da aposentadoria e Julie (Jacqueline Bisset) a protagonista, Pamela, sempre à beira de um ataque de nervos. Parece um hospício, mas são os bastidores de um set de filmagem.
Ingressos na Bilheteria
R$ 20,00 / R$ 10,00

Sábado - 01/10

21:00h- 8 e ½
Direção: Frederico Fellini
1963 - 138’ - França, Itália – Ficção – Drama, Fantasia - 14 anos
Elenco: Marcello Mastroianni, Anouk Aimée, Sandra Milo
Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.
Ingressos na Bilheteria
R$ 20,00 / R$ 10,00

Domingo - 2/10

21:00h - ”Dirigindo no Escuro”
Direção: Woody Allen
2003 – 105`- Eua – Ficção - Comédia , Romance – 12 anos
Elenco: Woody Allen, Debra Messing, Tiffani Thiessen
Val Waxman (Woody Allen) é um diretor de cinema que, nos anos 70 e 80, esteve bastante badalado em Hollywood, sendo que hoje Waxman apenas consegue dirigir comerciais de TV. Até que a chance que esperava para retornar ao estrelato surge através de um produtor (Treat Williams) de um grande estúdio, que está atualmente namorando sua ex-esposa (Téa Leoni) e lhe oferece a direção de um grande projeto. Waxman imediatamente aceita a proposta mas, pouco antes do início das filmagens, passa a sofrer de cegueira temporária. Decidido a trabalhar assim mesmo, ele passa então a contar com a ajuda de alguns amigos para que possa dirigir o filme sem que os produtores e executivos do estúdio percebam seu atual estado.
Ingressos na Bilheteria
R$ 20,00 / R$ 10,00

Segunda - 03/10

21:00h - Cantando na Chuva
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
1952 - 104’- Eua – Ficção - Comédia Musical, Comédia- Livre.
Elenco: Jean Hagen, Gene Kelly, Debbie Reynolds mais
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas, inclusive,apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam, entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.
Ingressos na Bilheteria
R$ 20,00 / R$ 10,00

Terça-feira - 04/10

21:00h - O Artista
Direção: Michel Hazanavicius
2012 - 114’ - França – Ficção - Romance, Drama, Comédia – 14 anos
Elenco: Jean Dujardin, BéréniceBejo, John Goodman mais
Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (BéréniceBejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para trabalhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?
Ingressos na Bilheteria
R$ 20,00 / R$ 10,00

Quarta-feira - 05/10

21:00h- Crepúsculo dos Deuses
Direção: Billy Wilder
1950 - 104’- Eua – Ficção - Drama, Romance- 14 Anos.
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich Von Stroheim
Para fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis (William Holden) se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem muito o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas.
Ingressos na Bilheteria
R$ 20,00 / R$ 10,00
   

Todos os direitos reservados para Rio de Cinema - Equipe REcine 2016
Site melhor visualizado em 1024x768